Auxiliar de Saúde

O auxiliar de saúde é o profissional que colabora com os profissionais de saúde na prestação de cuidados de saúde nos diversos contextos das suas atuações.

O/A técnico/a auxiliar de saúde é o profissional qualificado que colabora com os profissionais de saúde (enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, técnicos superiores, entre outros) na prestação de cuidados de saúde em diferentes contextos de atuação: hospitais, lares de idosos, centros de saúde, clínicas, centros de reabilitação, centros de apoio domiciliário entre outros.
A formação técnica do/a Auxiliar de Saúde permite-lhe a aquisição de um vasto leque de competências que lhe possibilita trabalhar em áreas tão distintas como bloco operatório, serviço de obstetrícia e bloco de partos, serviços de urgência, serviços de internamento de medicina, esterilização, serviços de imagiologia, unidades de cuidados intensivos, entre outros.
De um modo global são funções do/a auxiliar de saúde: auxiliar na prestação de cuidados de saúde aos utentes, recolher e transportar amostras biológicas, limpar, higienizar e transportar roupas, materiais e equipamentos, limpar e higienizar os espaços, repor e fornecer apoio logístico e administrativo nas diferentes unidades e serviços de saúde.
Para mais informação consulte o perfil profissional do Técnico Auxiliar de Saúde.

Hospitais
Lares de Idosos
Centros de Saúde
Clínicas
Centros de Reabilitação
Unidades de Cuidados Continuados
Centros de Apoio Domiciliário
Instituições Particulares de Solidariedade Social

O corpo docente da EPTF é constituído por professores habilitados e experientes que lecionam as diferentes disciplinas da componente científica e sociocultural.
As disciplinas da componente técnica são lecionadas exclusivamente por enfermeiros e uma psicóloga com formação pedagógica e que, para além da lecionação, trabalham em diferentes serviços e instituições de saúde o que lhes permite trazer para a sala de aula vivências da prática, casos verídicos e sim

O curso está organizado por forma a que os alunos realizem estágios no 2º e 3º anos. No total realizarão 600 horas de estágio, 300 horas no 2º ano e 300 horas no 3º ano.
A nossa escola é parceira de diversas unidades de saúde da grande Lisboa, alguns exemplos: Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa; Hospital CUF Descobertas; Hospital CUF Infante Santo; Hospital de São Francisco Xavier; Hospital de Egas Moniz; Hospital de Santa Cruz; Hospital das Forças Armadas; Hospital dos Lusíadas.
Os protocolos de colaboração com hospitais de referência que permitem que os alunos apliquem na prática aquilo que aprenderam na teoria e sob a supervisão de profissionais e instituições muito competentes.

Disponibilizamos o plano de estudos do curso:
PDF Plano de Estudos

Para mais informações preencha o formulário de contacto referindo as suas questões. Responderemos brevemente.

Load More